terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pequeno manual de etiqueta na cabine:Por Claudia Assef

Amigo DJ,

Se você frequentou uma escola para aprender suas técnicas de mixagem, de scratch, de estilo ou se você é um autodidata, tanto faz. O importante, no som, é manter uma pista animada, não é mesmo?
Isso é senso comum, não resta dúvida. O que às vezes passa batido nas cabines é que há um código de conduta, ainda que velado, para a categoria e que alguns coleguinhas ou fingem de bobos ou fazem questão de ignorar.
Depois de passar alguns tantos apuros na cabine e ouvir relatos de vários colegas reclamando da conduta de outros, resolvi compilar aqui algumas coisas que são "no no" na profissão. Porque se todo DJ já sambou, amigos, todo DJ também já cruzou algum sem noção.


1º mandamento do DJ fino: não atrasarás

Não tem coisa pior do que ficar segurando uma pista, já sem discos, sem a menor perspectiva do seu coleguinha chegar. Então isso não se faz. Seja pontual e não deixe o próximo em apuros.

2º mandamento do DJ fino: não serás papagaio de pirata do próximo


Você tá louco, babando pra tocar? Espere chegar bem perto do seu horário e só então comece a mexer no seu case. Não tem coisa mais chata do que DJ que fica esperando a vez, horas antes, pendurando no cangote de quem tá tocando, se abanando com o vinil ou com o fone na mão. Não faz o fominha, a sua vez vai chegar.

3º mandamento do DJ fino: não falarás horas com o colega enquanto ele toca
DJ adora falar sobre música, é uma delícia mesmo. Mas quando se está na cabine, procurando discos, se concentrando para mixar, tentando imaginar que música vai arrasar depois daquela, não dá pra conversar muito, não. A não ser que você não se importe com um monte de "a-hãs" impancientes, deixe pra conversar depois que os dois terminarem de tocar.

4º mandamento do DJ fino: não regularás uma música a mais

Que DJ nunca ouviu a famosa pergunta de outro colega empolgado: "posso tocar mais uma?". Quem nunca teve vontade de tocar uma saideira a mais que lance o primeiro vinil na pista. Então não vá deixar aquela pessoa na fissura, com uma música boa embaixo do braço. Não regule, pois amanhã poderá acontecer com você!

5º mandamento do DJ fino: poderás elogiar
Tem DJ que fica seco olhando o que o outro tocou, dando aquela dançadinha nervosa de quem tá amando a música, mas nunca elogia o colega. Olha, elogiar não tira pedaço e não diminui quem faz o elogio. Ao contrário.
Bom, eu poderia passar a noite aqui.
Mas acho que já escrevi o essencial.
Esqueci muita coisa?

Claudia Assef


e só Pra completar que tal os 10 mandamentos do dj:


Resto do Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário