segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DJ: PROFISSÃO DE RISCO PARA A SAÚDE E DESGASTE RÁPIDO



A Associação de Djs de Portugal (APDJS) onde o “Disc Jockey” também já é reconhecido como um profissional oficial , desde 2010 procura outro tipo de reconhecimento, que a profissão seja classificada como “profissão de risco para a saúde e de desgaste rápido” e assim os DJs seriam incluídos em regime especial de segurança social e de reinserção profissional 


Para isso, a APDJ lançou uma petição e fez um estudo para mostrar que os “Disc Jockeys” têm de ter protecções perante os danos físicos e psicológicos que sofrem durante o desenrolar da sua profissão. Segundo o texto que contextualiza a petição, perda de audição e stress são algumas das mazelas que os DJ ganham ao longo dos anos de atividade. 

Veja alguns trechos do estudo sobre a Profissão:

· Perda da capacidade auditiva;

· Dificuldades de comunicação;

· Diminuição da capacidade de concentração;

· Perturbações do sono;

· Fadiga;

· Efeitos ao nível cardiovascular e fisiológico;

· Efeitos na saúde mental (ansiedade, stress emocional, dores de cabeça,…).

Foram efectuados vários estudos que revelaram a existência de fenómenos de habituação ou de adaptação ao ruído pelo Ser Humano. Estes fenómenos ocorrem, no entanto, à custa de alterações fisiológicas e psicológicas de cada indivíduo.
Os efeitos do ruído na saúde humana podem agrupar-se em: 

· Efeitos físicos - quando se observam alterações nas propriedades físicas do sistema auditivo (perdas auditivas).
As perdas auditivas podem ser temporárias ou permanentes. Estas últimas resultam da exposição a níveis sonoros elevados ao longo de vários anos e verificam-se principalmente em trabalhadores do ramo industrial. 

· Efeitos fisiológicos - quando se observam alterações na actividade do corpo humano (por exemplo: alterações da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco e respiratório, e tensões musculares). 

· Efeitos psicológicos - quando se observam alterações no comportamento (por exemplo:
irritabilidade, stress, fadiga, diminuição da capacidade de concentração.



Resto do Post

Um comentário: