terça-feira, 12 de março de 2013

Baauer é acusado de usar sample sem autorização em ‘Harlem shake’


O produtor americano de música eletrônica Baauer, autor do hit “Harlem shake”, está sendo processado por dois artistas que estão o acusando de utilizar trecho de material deles sem permissão. É o que informa o jornal americano “The New York Times”.

Essa ação judicial está sendo movida pelo cantor porto-riquenho de reggaeton Héctor Delgado e pelo rapper americano Jayson Mussom. Ambos alegam que sua voz pode ser ouvida no refrão de “Harlem shake”. Eles pedem uma indenização da gravadora Mad Decent, que lançou o single do DJ Baauer em 2012. A canção do produtor de música eletrônica virou um meme na internet após um grupo de garotos postar, neste ano, um vídeo no YouTube no qual fazem a dança frenética que está contagiando o mundo.

A prática de aproveitar uma amostra da música de outro artista é chamada de “sample”, em inglês, e é muito comum na indústria cultural, mas com a licença da gravadora. No entanto, há casos em que a opinião do criador da canção não foi levada em conta, como aconteceu com Robert Fripp, guitarrista da banda de rock progressivo King Crimson. O rapper americano Kanye West fez, gratuitamente, um sample, no single “Power”, do clássico “21st century schizoid man” de Fripp, que não foi consultado pelo grupo Universal Music. Em batalha judicial, o guitarrista, indignado, decidiu abandonar a música profissionalmente.

Resto do Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário